Como esconder fotos do Whats App na galeria do Android

Processo de ocultação das fotos do Whats App da galeria do Android é mais simples do que se imagina!


O Whats App é o aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas mais utilizado em todo mundo. O aplicativo é tão popular que superou até mesmo o Facebook e seu agregado Messenger.

É no Whats App que a maioria das pessoas tem suas conversas mais íntimas. Mas, o app vai muito além de simples mensagens e emojis. E no Whats App que as pessoas fazem o compartilhamento de áudios e mídias como fotos e vídeos.  Acontece que, muitas destas imagens e vídeos são um tanto íntimas e comprometedoras e não devem parar em outras partes do celular, principalmente na galeria de álbuns, onde outras pessoas como crianças, podem ter o livre acesso.

Mas, como driblar este mecanismo automático do smartphone, que já direciona o conteúdo do Whats App para as galerias de imagem/vídeo?

Saiba que, existe sim um meio de contornar esta situação. Infelizmente, não é o aplicativo Whats App que oferece a opção de desativar esta opção. Para isso, é necessário mexer nas configurações do seu Android. Mas não se preocupe, a solução é mais simples do que você imagina.

Duvida? Então continue fazendo a leitura deste tutorial passo a passo e confira como esconder as fotos do Whats App na galeria do Android!

Tutorial passo a passo de ocultar as fotos do Whats App da galeria do Android

Passo 1: Primeiramente, você deverá acessar o gerenciador de arquivos do seu smartphone. Menu > Meus Arquivos

Passo 2: Entre na pasta de mídia do aplicativo Whats App. Whats App > Media > Whats App Images.

Se você quiser ocultar também a pasta de vídeos do Whats App, o procedimento é o mesmo: Whats App > Media > Whats App Videos.

Passo 3: Dentro da pasta da galeria do Whats App, crie um arquivo intitulado “.nomedia”. É importante que o nome do arquivo seja exatamente este, com o ponto antecedendo o “nomedia”. Você poderá fazer isso tocando nas reticências do canto superior direito, e acessando: Novo > Arquivo.

Um arquivo vazio intitulado com este nome irá avisar os aplicativos de galeria de que não é para efetuar uma varredura na pasta em busca de fotos. Ou seja, estes aplicativos irão simplesmente ignorar a existência desta pasta de fotos, e não mostrarão nada daquilo que estiver guardado nela.

Passo 4: A pasta de fotos do Whats App foi escondida da sua galeria sem que elas se perdessem, com a maior segurança. Mas, se você deseja que a pasta torne a aparecer, basta excluir o arquivo “.nomedia” do gerenciador.

Em caso do arquivo não aparecer, lá no menu “das reticências” e no final da rolagem, marque a seguinte opção “Mostrar ficheiros ocultos”.

Pronto! Suas fotos deixarão de aparecer na sua galeria de imagens do Android!

Como esconder fotos do Whats App na galeria do Android

Você poderá repetir este processo para todas as pastas que deseja esconder da sua galeria. Assim, você não correrá mais o risco de que alguém bisbilhote suas fotos e encontre aquilo que não deveria. Além do mais, isso tornará mais fácil a tarefa de localizar quais são realmente as suas fotos, ao invés de ter que procura-los em meio a meses e outros arquivos enviados via Whats App.


Como desfazer esta opção?

Para desfazer o processo de ocultação, é tudo muito mais simples. Basta acessar novamente a pasta de arquivos do Whats App Images e excluir o arquivo “.nomedia”.

Gostou desta dica? Que tal compartilhá-la com sem seus amigos que também querem se livrar dos bisbilhoteiros?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *